terça-feira, 15 de setembro de 2009

Estranhas coincidêncas...

Ontem no trabalho eu estava pensando sobre uma coisa bastante interessante... como é curiosa a maneira que o destino atua sobre as coisas, não?

Trazendo pro nosso assunto favorito (a música) alguns casos podem ter sido desastrosos, oportunos ou completamente indiferentes para a carreira de certos artistas ou bandas...



JIMMY EAT WORLD



Vejamos o caso do Jimmy Eat World, por exemplo... essa banda americana surgiu lá atrás, quando o rótulo "Emo" ainda estava pra ser cogitado, tocando alguma coisa entre o rock alternativo e o punk com letras românticas. Até aí nada de extraordinário... eis que um dia eles resolvem lançar um disco chamado "Bleed American". Era o primeiro álbum que os garotos lançavam pela segunda gravadora e, diferentemente dos discos anteriores, esse começava a emplacar com os hits "Bleed American", "The Middle" e "Sweetness", tendo sido inclusive indicados para a premiação anual da MTV. O disco saiu em julho de 2001 e dois meses depois um par de aviões pilotados por terroristas explodiram as Torres Gêmeas do WTC. Pronto... agora quem iria comprar um disco chamado Bleed American? Eles bem que tentaram... trocaram o nome a música que intitulava o disco, tiraram o nome da capa, passaram a chamá-lo de "Self Titled", mas não deu outra... depois do 11 de Setembro de 2001 ninguém mais ouviu falar em Jimmy Eat World. Uma pena, porque a banda era boa.



SYSTEM OF A DOWN


O mesmo problema do J.E.W. quase abateu o System of a Down... o primeiro grande hit da banda, uma música com nome de comida (Chop Suey!), foi o primeiro single a sair do álbum Toxicity, lançado no dia 4 de setembro de 2001. Isso, EXATAMENTE UMA SEMANA ANTES dos ataques às Torres Gêmeas. A canção falava de suicídio e deve ter sido perturbador pra maioria dos americanos ouvir uma letra que se encaixava quase como uma luva na imagem de um terrorista suicida entregando sua alma a Deus enquanto se sacrificavam terrorísticamente ..."when angels deserve to die".
Pois bem, com todos os ingredientes para a carreira da banda acabar antes de começar, de algum modo os astros conspiraram para dar um boost na carreira do System. Talvez por se tratar de uma banda de 'metal alternativo', com postura política forte e integrantes oriundos da Armênia o público não devia mesmo esperar algo diferente. Isso com certeza colaborou pro sucesso do single e da carreira do System of a Down (o que nunca poderia ter acontecido com os americanos do J.E.W.).

Katrina and the Waves

Essa banda é menos famosa, mas o megahit deles qualquer um que nasceu nos anos 80 vai lembrar com um sorriso no rosto. A moça com nome de furacão é responsável pelo clássico "I'm walking on sunshine", um hino eufórico que com certeza estava na trilha sonora de algum clássico da Sessão da Tarde que eu não consigo me lembrar qual era...
Enfim, esse caso não precisa de muita explicação... vinte anos depois do megahit, um furacão de nível 5 (ou 4?) chamado Katrina arrasou a cidade de Nova Orleans, deixando-a debaixo d'água. Katrina and the waves... estranha coinidência... e extremamente paradoxal!


>>>>>>> Trilha sonora: Walking on sunshine (Katrina and the waves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário